quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Confecção de Placas de Circuito Impresso

Neste post vou explicar método mais simples de fazer a transferencia do desenho para a placa virgem que encontrei, testado e aprovado:

1ºPasso: faça o desenho do layout da placa e imprima em uma impressora comum com jato de tinta.

2ºPasso: Tire xerox do desenho em uma tranparencia PARA XEROX, peça para a pessoa "carregar" bem o xerox para que não fique falhas que possam interromper as trilhas(ou você pode imprimir o layout direto na transparência com uma impressora a laser).

3ºPasso: Limpe a placa virgem com detergente e passe bombril em linhas retas na horizontal e na vertical, de forma que a placa fique bem "riscada".




Imagem da placa após a limpeza.




4ºPasso: Pegue um ferro de passar deixe ele esquentando na posição "algodão".

5ºPasso: Pegue a placa virgem(NÃO encoste no cobre da placa depois de lavada), coloque sobre uma superfície firme, pingue algumas gotas de água em cima dela.








6ºPasso: Coloque a transparência com o lado do toner virado para a placa, de forma que as gotas de água se juntem e formem uma "película" de água entre a placa e a transparência.




7ºPasso: Pegue uma folha chamex comum "A4" e coloque sobre a transparência(não deixe o papel molhar)






8ºPasso: Pegue o ferro de passar e coloque em cima da folha de papel forçando para baixo, você vai escutar uns estalos, quando esses estalos pararem tire o ferro.


9ºPasso: Tire a folha de papel, COM CUIDADO coloque a tranparencia e a placa em uma bacia com água torneiral, espere dar uma "refrescada" e tire suavemente a transparencia da placa, tcharammm, o toner está na placa, então, continuando.


10ºPasso: Prepare a solução de Percloreto de Ferro em uma vasilha de plástico(usei o fundo de uma garrafa de amaciante)de forma que ele fique bem escuro e libere um pouco de calor, coloque a placa com o lado do cobre virado para baixo, e vá sacudindo a plaquinha com um pedaço de madeira um plástico por uns 10 minutos(depende do tamanho), dê uma verificada na metade do tempo.

11ºPasso: Depois de corroída lave a placa com água corrente, seque bem, e não encoste nas trilhas, faça as devidas furações.

12ºPasso: Passe com uma escovinha de dentes um pouco de pasta para solda "breu" e aqueça com o ferro de solda até a pasta virar líquido, tire o excesso e estanhe as trilhas(se achar necessário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário